domingo, 29 de maio de 2011

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO:


Nesse dia, a professora nos explicou sobre a denotação e a conotação na imagem:

A DENOTAÇÃO, na fotografia, seria o resultado que existe da união entre o significante (o plano da expressão) e o significado (o plano do conteúdo), ou seja,  é uma leitura  referencial,  é a realidade palpável, estrutural, algo entre o que vemos: um conjunto de formas, e o que isso nos faz lembrar, o conceito.  Ex: Imagem de uma casa, vemos a construção e lembramos que serve de 'moradia'. A legenda ilustrativa retrata melhor o campo da denotação.

Já a CONOTAÇÃO  resulta do acréscimo de outros significados, os significados subjetivos da cena : de impressões, de valores afetivos e sociais positivos ou negativos, da emoção, reações psíquicas expressas, completada com a legenda informativa, que situa o espectator  ao que se observa, dando base à leitura. Ex: Imagem de uma casa, imaginamos um 'lar'.  Seria um outro plano de conteúdo que foi combinado ao plano da expressão.

Alunas da UFRB se indignam com o tabagismo no CAHL 
Com a teoria em mente, a turma saiu para realizar a atividade solicitada pela professora: Alene: Compor um quadro fotográfico que expressasse alguma emoção; anotar o sentido conotativo da imagem; fazer um memorial da foto com todos os elementos de composição que conseguissemos observar, e por fim, fazer uma legenda informativa, porém conotativa.

  Então, usei como modelos duas colegas da faculdade. Elas observam uma jovem que está fumando. Nota-se nas expressões de ambas um ar de leve espanto, quase como uma reprovação ou surpresa ao que se observa.
A foto está em plano médio, centralizado e a regulagem da câmera (portátil) em zoom ampliado.

28 comentários:

  1. Estar aqui para avaliar Lielza não tem como não misturar tudo... pq a fotografia é um pouco de nós, daquilo que somos e sentimos e aqui eu vejo profissionalismo, dedicação e carinho por tudo que faz. Família, amizade... tudo pra iluminar, enquadrar, focar, expressar, valorizar... tudo com muita conotatividade e devidamente detalhadinho processualmente. Sim, ela tem um pouco de mim em "congelar" aquilo que sente... e isso me faz aprender muito e bem,

    ResponderExcluir
  2. Bem, avaliar é complicado, mas vamos lá... Gosto de como explica tudo Lielza, é fácil entender os processos de cadsa foto, cada assunto. Seu blog é processual e isso é muito bom, pois se eu fosse uma leiga (não que não seja, mas acompanhei as aula-devo ter aprendido algo =D ) conseguiria entender luz, planos, padrão, etc com seu blog... Muito bom =D

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, já fiz a avaliação dos dois blogs que precisava. Mas diante do seu comentário no meu, não pude deixar de vir aqui. Já tinha passado no seu blog, mas na correria que todos nós sabemos que enfrentamos, não tinha tido tempo pra deixar um recado que fosse. Mas, eu adoro o seu jeito simples de lidar com as coisas. Fotografia parece até fácil quando a gente lê suas postagens ;) Parabéns, Lielza! E que a gente aprimore sempre mais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom , muito claro e instrutivo.

    Colegio Estadual Professor Horacio Macedo/ Cefet.

    Marcelo nery/ turma:1003 n°: 22

    ResponderExcluir
  5. É um artigo muito construtivo e interessante,onde muitas pessoas podem tirar suas duvidas sobre o assunto.
    Manuela Ximenes-número:21/turma:1003

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante, pois nos explicou que a conotação e denotação se apresenta também em linguagem visual. Mostra que uma imagem pode passar o seu sentido real como também pode nos levar a perceber o que está escondido atrás de cada detalhe, o que cada coisa representa, como um poesia visual.
    Achei legal a foto que foi tirada, realmente olhando pela denotação vemos apenas duas mulheres olhando para algo. Mas com o uso da legenda conotativa, percebemos o talvez pudesse estar oculto nessa imagem: duas mulheres, com um leve ar de espanto olhando para uma moça que fumava. Seus rostos expressão um sentimento de forma bem suave.
    Gostei bastante do artigo nunca tinha pensado que era possível usar denotação e conotação através de imagens, imaginei menos ainda que através disso era possível fazer como uma poesia os fatos mais comuns do cotidiano: como duas pessoas surpresas. Gostei bastante.

    Colégio Estadual Professor Horacio Macedo/ CEFET Maria da Graça
    Aluna: Maria Luiza Massa. Número: 18 Turma: 1001

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito, pois me ajudou a esclarecer dúvidas sobre alguns pontos da matéria (conotação e denotação) que eu não tinha entendido muito bem. Na denotação, eu confirmei o que eu já tinha aprendido, que é a palavra ou expressão que está em seu sentido real, Na conotação achei bastante interessante saber que também pode ser expresso em forma de impressão, valores afetivos, sociais, da emoção e até por reações psíquica.
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo /CEFET Maria da Graça
    Aluna: Vitória de Paiva de Souza. Número: 26. Turma: 1003

    ResponderExcluir
  8. Artigo excelente, pois nos traz outra visão de conotação e denotação (usando as imagens).

    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo /CEFET
    Aluno: Gabriel Amorim Galdino. Número: 09. Turma: 1001

    ResponderExcluir
  9. Interessante seu blog , pude esclarecer muitas dúvidas sobre a matéria . Uma forma diferente de aplicarmos em nossa vida esse conteúdo
    que aprendemos em sala de aula , nas imagens que passa despercebidos no cotidiano é notarmos que é rica de sentidos conotativos e denotativos.

    Parabéns ao seu blog ! .

    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo /CEFET Maria da Graça
    Aluna: Valentina de Sousa Sabino. Número: 21. Turma: 1003

    ResponderExcluir
  10. Adorei,está de parabéns! Tirei minhas dúvidas além de aprender um pouco mais.
    Na denotação só reforcei mais o meu conhecimento,do que havia aprendido. Na conotação me surpreendi totalmente,pois para mim não era possível se observar além dos textos uma conotação,saber que a conotação pode ser expressa por emoções,valores afetivos me fizeram aprender mais. E além disso a legenda e a foto de suas amigas me orientou melhor e soube observar como há mesmo conotação no nosso dia a dia; Muito obrigada!
    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo /CEFET Maria da Graça
    Aluna: Isabella de Oliveira de Araujo. Número: 07. Turma: 1003

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ótimo artigo, nos faz entender claramente o que é Denotação e Conotação... Muito obrigada, só melhorou meu conhecimento.
    Colégio Estadual Professor Horacio Macedo/ CEFET Maria da Graça
    Aluna: Ingrid de Lima Alves. Turma: 1001

    ResponderExcluir
  13. Adorei o artigo e entendi denotação e conotação como eu não entendia muito bem antes. Quanto a imagem, mostra um pouco o que eu sinto quando eu vejo algum fumante, porque cigarro é uma droga lícita, e deveria ser levada mais a sério. Destrói vidas também.
    Conotação (pelo que compreendi) é entender uma situação ou expressão num nível mais profundo, sentimental ou pejorativo ou em quantos sentidos existirem. Tem mais a ver com a linguagem usada hoje em dia ou o modo com encaramos o mundo, nossos conceitos e valores e etc. Denotação é como "sentido real" sem nenhum significado oculto ou diferente. Gostei muito do artigo, me ajudou a entender muitas expressões que antes eu não entendia. Obrigada!
    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo/ CEFET Maria da Graça
    Paloma da Silva Nobre Nº22 Turma: 1001

    ResponderExcluir
  14. Muito bom! Ajuda muito no conhecimento e de forma simples e rápida. Gostei muito, e certamente vai ajudar não só a mim como a vários outros alunos. Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho!

    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo /CEFET
    Aluno: Mariana Borges. Número: 19. Turma: 1001

    ResponderExcluir
  15. Este é sem dúvidas um ótimo artigo, nos apresenta a conotação e a denotação de forma simples e objetiva sendo esclarecedor. O mais interessante foi o exemplo utilizado para a conotação, pois ampliou o campo de visão que eu tinha sobre este assunto.Eu agradeço pelo esclarecimento e lhe parabenizo por este trabalho.

    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo/ CEFET Maria da Graça
    Aluna: Rozandra Rabello da Fonseca Granja. Número: 24 Turma: 1001

    ResponderExcluir
  16. O texto ajudou muita gente, assim como eu , a notar e diferenciar Conotação e Denotação não apenas em textos, mas em imagens também. O exemplo que foi dado, referente as mulheres espantadas trouxe a matéria para a nossa realidade, auxiliando pessoas a melhorar a observação sobre esses casos. Parabéns pelo trabalho !

    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo/ CEFET Maria da Graça
    Aluna: Clara Martins Número: 04 Turma: 1003

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do blog pois foi bastante prestativo,me ajudando a esclarecer vários pontos antes não entendidos sobre a respectiva matéria. A forma como o texto explica a diferença entre os sentidos figurado e real/denotação e conotação é bem fácil de se entender.
    Parabéns pelo excelente blog! E obrigada!
    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo/ CEFET Maria da Graça
    Aluna: Andressa Rodrigues Número: 02 Turma: 1003

    ResponderExcluir
  18. Gostaria muito de agradecer,pois com esse ''texto'' aprendi muito e abriu minha mente para certos sentidos de conotação e denotação..

    Obrigado e parabéns
    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo/ CEFET Maria da Graça
    Aluno: Pablo Barbazan da Silva
    Número:16 Turma:1003

    ResponderExcluir
  19. Queria agradecer primeiramente pelo reforço que recebi ao ler este texto . Entendi e tirei minhas duvidas e pretendo aplicar os sentidos reais e figurados no meu dia-a-dia . Consegui ajustar também os exemplos de conotação e denotação e posso aplicar nas minhas tarefas na sala de aula . Parabéns pelo texto postado para facilitar os modos de estudo entre os alunos ! Consigo diferenciar agora o sentido real (denotação) e o sentido figurado (conotação). Obrigada mais uma vez !

    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo/ CEFET Maria da Graça
    Aluna: Natalia Silva Saloto Arêas nº:14 Turma: 1003

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigado por essa explicação que veio em boa hora. Tive uma prova a pouco tempo e não conseguia diferenciar conotação e denotação, mas graças a deus a senhora LIELZA LORDÊLO tirou minha duvida.
    MUITO BRIGADO !!!!


    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo/ CEFET Maria da Graça
    Aluna: Juan henrique da S. Gusmão n°8 Turma:1003

    ResponderExcluir
  21. Achei o artigo muito interessante, pois me ajudou bastante, fazendo-me entender e esclarecer duvidas antigas sobre conotação/denotação. Gostei muito da sua maneira de escrever e quero te parabenizar pelo blog. Parabéns!

    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo/ CEFET Maria da Graça
    Aluna: Victória Américo Scheffer nº:24 Turma: 1003

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do blog, pois explica melhor esse assunto de conotação e denotação que apresentado de uma forma diferente pode ser compreendido com clareza, desde já agradeço.
    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo /CEFET
    Aluno: Raphael Pedro Fernandes

    ResponderExcluir
  23. Blog muito interessante ,pode me ajudar muito em relação diferenciar DENOTAÇÃO e CONOTAÇÃO
    Obrigado mesmo pela ajuda!
    Pude compreender e aprender as diferenças ...
    Parabéns por ajudar muitos como eu!

    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo/ CEFET Maria da Graça
    Aluna: Victor Villela Número: 22 Turma: 1003

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Ótimo! Eu estava com algumas dúvidas (totalmente perdida) sobre esse assunto, mas lendo esse pequeno texto consegui finalmente compreender a diferença entre conotação e denotação. Me ajudou muito, obrigada!
    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo/ CEFET Maria da Graça
    Aluno: Jéssica Tavares do Nascimento, 17 Turma: 1002

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Muito bom esse texto, esclareceu todas as minhas duvidas devido a este tema.. Muito obrigado!

    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo/ CEFET Maria da Graça
    Aluno: Kleisson Costa, 20 Turma: 1002

    ResponderExcluir
  28. Com a apresentação das definições e principalmente com exemplos relatando imagens, tornou mais fácil o compreendimento dos mesmos. O jeito de escrita está ótimo, nada a contestar quanto a isso, tudo muito claro. Obrigado!

    Colégio Estadual Professor Horácio Macedo.
    Aluno: Marcus Vinicius Azevedo Reis.
    Turma: 1004.

    ResponderExcluir