domingo, 17 de abril de 2011


Composição geométrica

Composição moldura




A composição fotográfica é a arte de arranjar harmoniosamente os elementos e o todo para que fiquem organizados de forma equilibrada e visualmente agradável.
No exercício de hoje faremos experiências com molduras naturais e a difícil arte da harmonia geométrica.
Na composição da moldura utilizei as partes de uma porta de treliça que serviram de moldura para o rosto da minha colega Fabiana Dias, o azul da porta deu um charme todo especial à fotografia já que estávamos num lugar de sombras, sem cores. O espaço era muito pequeno (um corredor) e não foi muito fácil encontrar o ângulo adequado para que os dois lados desta minha moldura ficassem simétricos, contudo, o resultado agradou aos que visualizaram a foto na câmera, ainda mais pela presença marcante da belíssima Faby e seu olhar misterioso e exótico.
Na foto seguinte utilizei uma noção de harmonia geométrica, considerando que nos lugares onde fui não encontrei nada que tivesse uma forma geométrica marcante, então me lembrei das antigas caixas-d’água da UFRB de Cruz das Almas, e o resultado foi este: Alguns elementos - como a caixa d’água, o trator em uma rampa, um homem (meu marido... Hehehe!) e a enorme e centenária mangueira - distintos em suas formas e tamanhos, porém dispostos de forma que cada elemento tivesse seu destaque na fotografia de forma harmoniosa.
A fotografia em foco, em primeiro e segundo plano, não foi possível fazer com a câmera digital Cannon do CAHAL e também com a minha Sansung portátil, porém, postei fotografias não feitas por mim, apenas para demonstração da tarefa pedida. Vejamos: A primeira tem o foco em primeiro plano e a segunda o foco está em segundo plano.

Foto: Adilson Martinez




2 comentários:

  1. Olhar exótico e misterioso.... Gostei!!! rsrsrs!!! Mas a qualidade da foto é mérito da fotógrafa.

    ResponderExcluir
  2. Fotografa não ainda, operator, pode ser.
    A modelo é que salvou a foto. rss!!!

    ResponderExcluir